Bluetooth em todas as partições

Estando habituado a usar ratos Bluetooth noutros sistemas operativos mas nunca tendo tido um portátil, quando comprei o meu primeiro rapidamente procurei comprar um rato com esse tipo de conexão. Quanto mais não seja para poupar uma porta USB.
No entanto, este tipo de ligação provou ser uma confusão para quem, como eu, faz dual boot entre distribuições Linux pois (e não sei se isto é problema deste rato mas sei que acontece o mesmo com os auscultadores) o rato não funciona de distro em distro.
A razão? Um pouco estranha (pelo menos para mim): o MAC address do rato, quando faço o pairing, é diferente a cada tentativa.
Felizmente encontrei uma solução que aqui partilho.
ATENÇÃO: vamos fazer isto em root pelo que deverão ter muito cuidado para não fazer asneira.
O primeiro passo é saber onde está a pasta com a configuração do vosso rato. No meu caso:

/var/lib/bluetooth/MAC_DO_MEU_ADAPTADOR_BLUETOOTH/MAC_DO_MEU_RATO

Dentro desta pasta estará um ficheiro chamado <em>info</em> (se o editarem ou visualizarem poderão ver, na segunda linha, o nome do dispositivo. No meu caso, estas são as duas primeiras linhas:

[General]
Name=MiMouse

Descoberta e confirmada a pasta, tudo o que deverão fazer é copiar esta pasta para o outro sistema operativo e, se tudo correr bem, deverá começar a funcionar sem qualquer problema.

su
cp -r /var/lib/bluetooth/MAC_DO_MEU_ADAPTADOR_BLUETOOTH/MAC_DO_MEU_RATO /CAMINHO_DA_DRIVE/var/lib/bluetooth/MAC_DO_MEU_ADAPTADOR_BLUETOOTH/MAC_DO_MEU_RATO

E pronto. Se tudo tiver corrido bem basta arrancar o sistema com a nova distro e tudo funcionará como previsto.